História

Casa Ouro D'Alva

Construída no século XVIII pela família Barreiros, a casa foi vendida em 1909 a um sobrinho, Dr. José de Almeida Barreiros Tavares, que exerceu o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia e as atividades profissionais de Notário e Conservador do Registo Civil do concelho de Penalva do Castelo, outrora denominada de Castendo, e à sua esposa Sr.ª Julieta Leite Figueiredo Barreiros, conhecida como “Poetisa das Beiras”. A casa teve a alegria de ver nascer os dez filhos do casal.

No ano de 1929 a casa teve o infortúnio de ser destruída por um violento incêndio, tendo sido reabilitada com a ajuda da comunidade da vila, que prontamente se predispôs a ser solidária com o proprietário, pessoa que era muito querida e respeitada na terra.

No ano de 1962 a casa passou a ser propriedade dos herdeiros, filhos do casal, sendo habitada por aqueles que dedicaram a sua vida ao serviço da Igreja, enquanto Cónego, Padres e Freiras. Foi ainda disponibilizada uma sala para o ensino, com explicações para ajudar as crianças do concelho.

De 1972 a 1991 instalam-se ao nível do rés-do-chão e cave os escritórios da empresa de camionagem Bernardinos, posteriormente designada de Bernardinos e Berrelhas, atualmente Empresa Berrelhas de Camionagem Lda., sendo ainda utilizados para a chegada e entrega de mercadorias provenientes e destinadas de e para todo o país.

Em 1992 a casa é constituída em propriedade horizontal e parcialmente adquirida pela Instituição Bancária Caixa Geral de Depósitos, que a submete a obras de ampliação e remodelação para a instalação de uma das suas agências. Na década de 2000 adquiriu o 1º andar e sótão, fração destinada a habitação.

No ano de 2019, a empresa A L Oliveira e Filhos Lda, adquire a fração destinada a habitação e rústico, tendo submetido a um processo de licenciamento que, em conjunto com a ELS - Lodging Services, Lda, levam a cabo uma ampliação e remodelação para a instalação de seis apartamentos, com as tipologias T0, T1 e T2 e um restaurante distribuído por dois pisos.

Em 2024 nasce o Alojamento Local “Casa Ouro D`Alva” para hóspedes que apreciem o requinte, a tranquilidade, de um espaço acolhedor com paisagens deslumbrantes no coração do Dão, em que diferentes elementos se unem numa simbiose perfeita para dias inesquecíveis.